terça-feira, 28 de maio de 2013

Agenda do Mar na programação do próximo QREN



A CCDR-N, em parceria com a CIM Alto Minho e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, promoveu um atelier sobre os recursos do mar e economia do mar, onde participaram entidades ligadas à investigação, empresas, associações de pescadores e municípios. Na sessão, ficou clara a intenção de incluir, no próximo período de programação do QREN, uma agenda do mar com diversas áreas a privilegiar.

O atelier visava o estabelecimento de relações de articulação entre engenharias aplicadas, recursos do mar e actividades económicas que os valorizem como a construção naval, a produção de energia e offshore, turismo náutico, biocombustíveis ou aquacultura.
Na sessão, conduzida pelo presidente da CCDR-N, Carlos Neves, foi efectuada uma reflexão sobre as áreas que devem integrar esta agenda do mar, nomeadamente no que toca ao sector da construção marítima, com a construção e reparação naval mas também a instalação de plataformas offshore e de energias renováveis.
Outra das áreas defendidas foi a dos recursos marinhos das pescas, mediante a utilização de recursos offshore e também a biotecnologia marinha. Defendido foi também o incentivo à investigação e plataformas de utilização de energias renováveis e aquacultura e, por último, o sector do conhecimento e da cultura do mar, onde foram realçados os desportos náuticos e a náutica de recreio, onde se integra o Centro de Mar de Viana do Castelo, bem como actividades educativas do mar e de valorização do património costeiro.
Na sessão, José Maria Costa, identificou como áreas prioritárias a valorização e apoio a atividades piscatórias, o reforço do Centro de Mar e desportos náuticos, bem como a construção naval, valorizando o conhecimento dos Estaleiros Navais para apoiar o setor da construção e reparação naval nas fileiras associadas às novas tecnologias e novas energias do mar.
Fonte: local.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Houthis afirmam ter atacado o USS Mason que derrubou míssil no Mar Vermelho

Os rebeldes Houthi do Iemen alegaram ter como alvo um contratorpedeiro da Marinha dos EUA e um navio comercial no Mar Vermelho. No entanto, ...