segunda-feira, 27 de maio de 2024

Yang Ming prevê 5° ano consecutivo de lucro.


A Yang Ming Marine, através da sua administração, afirmou em assembleia de accionistas, que há previsão de que 2024 seja o quinto ano de lucro consecutivo. 

No primeiro trimestre de 2024, o lucro líquido do armador com sede em Taiwan, elevou para triplicou para 274,4 milhões de euros, um resultado que superou todas e quaisquer expectativas. 

Patrick Tu, Presidente e COO da Yang Ming, afirmou que o último longo período lucrativo da operadora de linha taiwanesa foi entre 2002 e 2008. Apesar de inicialmente acreditar que 2024 seria afectado pelo excesso de oferta de navios, factores geopolíticos e as restrições do Canal do Panamá, aumentaram contudo, as necessidades de transporte marítimo. 

Patrick Tu afirmou: “No ano passado, as taxas de frete caíram 83% em relação a 2022, mostrando que a oferta de navios excede demanda. A crise do Mar Vermelho e as restrições à navegação no Canal do Panamá absorveu 15% a 20% da capacidade de transporte, fazendo com que os níveis de frete atingissem um pequeno pico após 2022.” 

Com a aproximação da tradicional alta temporada do terceiro trimestre, Patrick Tu afirmou que o excesso de oferta, as preocupações desapareceram: “A forte demanda para o terceiro trimestre combinou-se com a situação do Mar Vermelho para causar navios e contentores insuficientes. Inicialmente pensei que haveria um excesso de oferta, mas não esperava que todos os navios fossem utilizados, então não há contentores suficientes. Terminais ao longo da parte ocidental do Mar Mediterrâneo têm estado congestionados e muito movimentados, um situação semelhante à da pandemia de Covid-19. Tendo em conta todos estes factores, as companhias marítimas têm de implementar sobretaxas de temporada alta.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Lisnave manifesta interesse na renovação da concessão junto do Estado

A Lisnave já manifestou junto do Governo o interesse na renovação do actual contrato de concessã e prevê um plano de investimentos de 400 mi...