sexta-feira, 6 de junho de 2025

Europa – Extremo Oriente continua sendo o maior rota do comércio marítimo.


Segundo a mais recente análise da Alphaliner, a frota mundial de navios porta-contentores cresceu 8,9% ao longo dos últimos doze meses, atingindo uma capacidade total de 32,1 milhões de TEUs. Este acréscimo resultou da entrada em operação de 2,62 milhões de TEUs em nova capacidade, sendo que aproximadamente um terço desse volume foi destinado exclusivamente à rota entre o Extremo Oriente e a Europa.

Este eixo comercial tem vindo a ganhar importância no panorama global, consolidando-se como um dos principais corredores marítimos de transporte de contentores. Desde maio de 2024, a capacidade nesta rota aumentou 11,7% face ao ano anterior, com o acréscimo de 817.000 slots de TEU. Actualmente, a ligação entre o Extremo Oriente e a Europa representa 24,4% da capacidade total da frota mundial de contentores, um crescimento expressivo quando comparado com os 20,8% registados há apenas dois anos.

Nesse período, as transportadoras adicionaram 2,26 milhões de TEUs de capacidade extra, elevando a frota total neste corredor para 7,8 milhões de TEUs, um aumento significativo de 40,8% em relação a maio de 2023. Esse aumento se deve em grande parte à crise do Mar Vermelho e ao redirecionamento generalizado de navios ao redor do Cabo da Boa Esperança, explicou a Alphaliner.

No entanto, embora a rota Extremo Oriente-Europa lidere em números absolutos, os serviços de transporte marítimo relacionados à América Latina registraram o maior crescimento percentual. Além disso, no último ano, 606.500 TEUs de nova capacidade foram adicionados aos tráfegos da América Latina, representando um aumento de 15,6%, bem acima da média global.

No mês passado, 14% da frota mundial de contentores operava em rotas de e para a América Latina, confirmando uma tendência já observada no ano anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Royal Caribbean atinge os 100M de passageiros.

A Royal Caribbean alcançou um marco histórico que ficará gravado na história dos cruzeiros: 100 milhões de passageiros recebidos a bordo da ...