quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Exportações dos EUA para processamento em Portugal disparam 1.600% com Trump

A política protecionista de Donald Trump impulsionou um aumento massivo das exportações norte-americanas para Portugal no final de 2024. 

Dados do INE -  Instituto Nacional de Estatística, mostram que as remessas de produtos dos EUA para processamento ou transformação em território português cresceram 1.600% no último trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2023.

Entre os produtos mais relevantes estão veículos e maquinaria, setores estratégicos para a economia norte-americana. 

A escalada destas trocas comerciais coincidiu com a reeleição de Trump, cujo discurso proteccionista e medidas tarifárias incentivaram empresas a procurar alternativas de processamento fora dos EUA.

Este aumento reflecte uma alteração significativa nos fluxos comerciais entre os dois países e poderá ter impactos na balança comercial portuguesa e nas cadeias de produção globais.

A antecipação à tomada de posse de Trump, devido à uma possível guerra de tarifas, representou uma oportunidade, porque a imposição de tarifas veio mesmo a acontecer logo nos primeiros dias de actividade desta Administração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Royal Caribbean atinge os 100M de passageiros.

A Royal Caribbean alcançou um marco histórico que ficará gravado na história dos cruzeiros: 100 milhões de passageiros recebidos a bordo da ...