Os armadores CMA CGM, Cosco Shipping Lines, Evergreen Line e OOCL, membros da Ocean Alliance, que renovaram recentemente o seu compromisso de parceria, lançaram a sua nova versão de rede global de serviços marítimos.
Para fazer uma comparação, em 2020, ano de pandemia, a quantidade de serviços conjuntos das quatro companhias marítimas ascendeu a 38, sendo que actualmente são 34. A diferença é ainda maior com o programa conjunto Ocean Alliance que entrou em funcionamento em janeiro de 2023. Esse pacote aumentou os serviços para 40.
Os serviços cancelados são os RES1 e RES2, que faziam viagens de ida e volta dos portos da China ao Médio Oriente, passando por Singapura, Iémen e Djibuti. A aliança também eliminou do seu portfólio de serviços, uma das sete rotas entre a China e os portos do norte da Europa, bem como um dos serviços transpacíficos entre a China e a América do Norte, e outro entre a Ásia e os portos dos países do Golfo. e Médio Oriente. Desta forma, de acordo com os membros da Ocean Alliance, a nova estrutura de serviços oferecerá soluções optimizadas para o transporte de mercadorias com especial foco nas rotas de e para a Ásia.
A nova estrutura, incide em seis serviços Ásia-Norte da Europa; quatro Ásia-Mediterrâneo; 20 transpacíficos, dividindo-os em oito entre a Ásia e a costa leste dos Estados Unidos e os 12 restantes entre a Ásia e a costa oeste dos Estados Unidos e Canadá. Haverá também dois serviços transatlânticos entre o norte da Europa e os portos da América do Norte e mais três serviços entre a Ásia e o Golfo Pérsico. O novo programa irá apontar 321 navios porta-contentores, dos quais 119 serão do grupo francês. Isto se traduzirá em uma capacidade total de aproximadamente 4,5 milhões de Teus.
Apesar da reestruturação, o armador francês garante que continuará a “oferecer aos seus clientes a mais elevada qualidade de serviço” e reconhece as tensões na cadeia de abastecimento devido ao desvio pelo Cabo da Boa Esperança, devido à “situação instável” naquela zona do Médio Oriente. Por isso, o armador afirma estar intensificando a coordenação com os seus parceiros e adaptando as rotações.
“Isso manterá os mesmos elevados níveis de visibilidade, confiabilidade e pontualidade, que são os pontos fortes da Ocean Alliance”, afirma a CMA CGM. Este ano é o oitavo ano consecutivo que a aliança lança este tipo de serviço e o anúncio surge dias depois de tomar conhecimento da renovação do seu acordo por mais cinco anos, que entrará em vigor a partir de abril deste ano.

Sem comentários:
Enviar um comentário