sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Do mar ao prato

Que se pode esperar quando biólogos, chef"s e um ilustrador científico resolvem abraçar um projecto inovador e reunir em livro, com criatividade, o resultado de um profundo trabalho de investigação?


O resultado só pode ser aliciante: "Do mar ao prato - biologia, ilustração, gastronomia" -, apresentado na fortaleza de Peniche, pelo Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (IPL/ESTM) é uma ode aos recursos do mar.
A obra, com 130 páginas de cuidado e apelativo grafismo e com a mais-valia da ilustração científica, alerta para a crescente necessidade da sustentabilidade ambiental e dá forte contributo para a sensibilização dos consumidores, estimulando e promovendo o consumo responsável dos recursos marinhos.
O exaustivo trabalho de levantamento de 14 espécies, dá ao leitor a possibilidade de ficar a saber quase tudo sobre 11 peixes, dois crustáceos e um molusco, desde o perfil nutricional ao habit/comportamento, evolução, medidas ao estatuto de conservação.
Esta abordagem inovadora, que articula ciência e arte, contempla ainda a divulgação da cozinha tradicional da região, cujo receituário tradicional, objeto de criteriosa recolha, é promovido de modo exemplar e particularmente apelativo.
A gastronomia é um fator dinamizador da economia local e regional e promove o fluxo turístico, o que amplia a importância da inclusão de tão saboroso capítulo neste trabalho marcado pelo rigor.
Percebes das Berlengas; raia de molhinho; a famosa caldeirada à moda de Peniche, verdadeiro ex libris gastronómico da região oeste; sequinho de robalo ou lagosta suada são alguns das receitas apresentadas, de modo singular, e acompanhadas de notícia histórica.
Em paralelo, a contemporaneidade está presente em propostas mais ousadas: percebes na concha; carapaça de lagosta recheada; enrolado de raia com frutos da terra; robalo marinado com aromas da Berlenga ou cavala de escabeche, batata-doce, azeitona e cebola roxa são alguns pratos que realçam, com modernidade, a grande qualidade e frescura dos produtos do nosso mar.
Obra inovadora, rica em conteúdo e aliciante aspecto gráfico sedutor, "Do mar ao prato - biologia, ilustração e gastronomia" é da autoria de Sérgio Leandro, Pedro Salgado, Paulo Maranhão, Catarina Barraca, Catarina Correia, Patrícia Borges, docentes e investigadores do Politécnico de Leiria, e António Alexandre, chefexecutivo do Lisboa Marriott.
Foto: António Francisco Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário