quinta-feira, 21 de julho de 2016

Canal do Panamá ultrapassa Suez

O renovado Canal do Panamá, inaugurado no final de Junho, já ultrapassou o Canal do Suez no volume de contentores transportados na rota Extremo Oriente-Costa Leste dos Estados Unidos, de acordo com a Alphaliner.


A consultora indica que a quota do Canal do Panamá naquela rota era de 48% no início do ano e que, após as novas eclusas entrarem em funcionamento, ascende a 57%.
E a tendência de crescimento da quota de mercado do “novo” canal será para continuar, prevê a consultora, já que mais companhias deverão trocar o Suez pelo Panamá. Além disso, sublinha, nem todas as companhias alinharam já nos seus serviços que passam pelo Canal do Panamá navios neo-Panamax.
Ao longo dos últimos anos, várias companhias optaram pelo Suez em detrimento do Panamá, pois no canal egípcio podiam navegar com navios entre 5 500 e 10 000 TEU enquanto no centro-americano se ficavam, até ao mês passado, pelos 4 000 a 5 000 TEU dos navios Panamax (os neo-Panamax rondam os 10 000 TEU). Era, de resto, a enorme diferença de capacidade que justificava a opção pelo Suez na rota Extremo Oriente-Costa Leste, já que a distância percorrida é bastante maior.
Fonte: T e N

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...