quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Grupo Maersk fecha 2015 com tombo de 82% nos lucros


O gigante marítimo Maersk fechou o ano de 2015 com uma queda de 82% nos seus lucros, chegando aos 824 milhões de euros. Enquanto isso, as receitas caíram para os 35.947 milhões de euros, 15% menos do que em 2014. O grupo atribuiu o mau desempenho à clara disparidade entre a oferta e a procura em todos os seus negócios, situação que conduziu a um declínio nos preços do petróleo e das taxas de frete.

"Estamos satisfeitos com o desempenho do nosso negócio em 2015", afirmou em um comunicado o CEO Grupo Nils Andersen. "Apesar das difíceis condições do mercado, todas as unidades de negócios apresentaram um resultado subjacente positivo e o Grupo Maersk alcançou um lucro subjacente de 2.764 milhões de euros", acrescentou. 

Em termos específicos, a subsidiária de transporte sofreu uma queda de 43% de seus lucros, para 1.159 milhões de euros. A empresa justifica esta descida através das "depauperadas condições de mercado", que induziram uma redução nas taxas de frete, especialmente durante a segunda metade do ano de 2015. Por seu lado, os negócios agrupados sob o domínio da APM Terminals sofreram uma queda nos lucros de 27,3%, uma situação que o grupo atribui ao declínio dos volumes de tráfego, especialmente na África Ocidental, Rússia e Brasil.

"Vamos reforçar ainda mais a posição do grupo através de um melhor desempenho operacional e aumento do investimento", salientou Andersen, mas apesar dessas palavras de ambição o Grupo prevê nova descida dos lucros subjacentes em 2016; no caso da empresa de transporte de mercadorias, o grupo prevê que as taxas de frete cairão consideravelmente em 2016 e o tráfego de contentores apresentará um baixo crescimento, entre 1% e 3 %.


Fonte: Cargo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...