sábado, 23 de janeiro de 2016

Exportações crescem 4%


Até Novembro, as venda de bens somam 46.208 milhões de euros. Importações de bens aumentam abaixo das exportações.

As exportações portuguesas cresceram 4% nos primeiros 11 meses do ano passado. Com as compras dos países de fora da Europa em queda, a União Europeia ganha ainda maior peso como mercado de destino das vendas de bens portugueses. Até Novembro, as exportações totalizaram 46.208 milhões de euros, aumentando 1802 milhões em relação ao mesmo período de 2014, mostram os números divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Para os países da UE, o valor acumulado das exportações soma 33.686 milhões de euros, o que significa um crescimento de 6,8% face aos 11 primeiros meses do ano anterior.
Já para os países extra-comunitários, as vendas de bens estão em queda pelo terceiro mês consecutivo e, feitas as contas aos 11 meses de 2015 para os quais há dados disponíveis, o recuo face a 2014 é de 2,6%. As exportações para os países de fora da UE totalizaram até Novembro 12.522 milhões de euros, menos 332 milhões de euros em relação ao período homólogo.
Para os países europeus vão 73% das vendas de bens portugueses, dado o peso de Espanha, França, Alemanha e Reino Unido como principais parceiros comerciais na Europa. O mercado extra-comunitário está a penalizar o desempenho das exportações, o caso de Angola, o segundo mercado fora da Europa, depois dos Estados Unidos. Com o abrandamento da economia angola, as exportações portuguesas afundaram 33% para esta geografia nos 11 meses.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...