terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Leixões à beira de um novo recorde anual

Mesmo com os contentores em baixa, o porto de Leixões prepara-se para encerrar o ano com um novo máximo de cargas movimentadas, na casa dos 18,5 milhões de toneladas. No final de Novembro somava 17,3 milhões.


Não fosse a quebra de cerca de 500 mil toneladas (8,7%) na carga contentorizada, essencialmente por culpa da forte retracção das exportações para Angola, e 2015 bem poderia ser um ano excepcional para o porto nortenho, com (quase) todos os segmentos de carga a crescerem a dois dígitos.
Os granéis líquidos, que em tempos recentes travaram maiores ganhos, dão agora o mote para o crescimento, com um avanço acumulado de 11,2% para a casa dos 7,7 milhões de toneladas. Curiosamente, num recente encontro com agentes de navegação, o presidente da APDL, Brogueira Dias, alertava para o facto de a capacidade do terminal petroleiro estar nos limites e de a monobóia precisar de uma revisão profunda…
Em forte alta estão também os granéis sólidos (sobem 11,2% para cerca dos 2,3 milhões de toneladas) e a carga geral fraccionada (mais 12,4% para cima das 900 mil toneladas).
Excepcional continua a ser o comportamento da carga ro-ro. Nos primeiros 11 meses do ano dispara 73,7% e já vale perto de 650 mil toneladas.
Para o final do ano, a APDL espera chegar aos 18,5 milhões de toneladas, cerca de 5% acima do recorde de 2014. Poderia ser ainda melhor, não fossem os contentores, mas assim o terminal de contentores de Leixões estaria permanentemente congestionado, sublinhava, em jeito de consolação o presidente da APDL, no referido encontro.
Fonte: T e N

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...