terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Estivadores mantêm greve em Lisboa até 31 de Janeiro

Um dia depois de ter aceitado reiniciar as negociações de um novo CCT, o sindicato dos estivadores anuncia o prolongamento da greve no porto de Lisboa até ao próximo dia 31 de Janeiro.


O novo pré-aviso é datado de 21 de Dezembro mas só hoje foi tornado público. Aplica-se ao período de 7 a 31 de Janeiro e só será accionado se os operadores portuários – que ontem também aceitaram retomar as negociações – utilizarem “trabalhadores estranhos à profissão”.
A actual greve dos trabalhadores portuários iniciou-se a 14 de Novembro, dia em que deixou de vigorar o anterior Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) e passou a aplicar-se plenamente a nova legislação geral do trabalho portuário. Neste cerca de mês e meio os trabalhadores portuários nunca terão recusado realizar trabalho mas, na prática, os atrasos nas operações levaram à debandada de vários armadores, com a Maersk Line e a Hapag-LLoyd à cabeça.
As negociações cm vista a celebrar um novo CCT para o Porto de Lisboa foram interrompidas em meados de Março, após 36 reuniões ao longo de um ano.
Ontem, após reuniões com a ministra do Mar, operadores e sindicato aceitaram reiniciar as negociações, com o intuito de chegar a um consenso no prazo de um mês.
Em declarações aos jornalistas, no final das reuniões para tentar “promover a paz social” no Porto de Lisboa, Ana Paula Vitorino explicou que “as duas partes responderam ao apelo e vão sentar-se a conversar, sob a coordenação do Porto de Lisboa”.
“Acho que é possível chegarmos a um acordo”, declarou a governante, realçando que “todos têm que ceder”.
Fonte: T e N

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...