terça-feira, 18 de junho de 2013

Kiribati: um país à espera de ser engolido pelo mar



Chama-se Kiribati. Na distante Micronésia, David Gray, da Agência Reuters apresenta um
documentário fotográfico sobre o dia a dia de um país que, por estar apenas alguns metros acima do nível do mar, deverá desaparecer nos próximos 30 a 60 anos. 

Esta é a convicção do presidente deste país do Pacífico, Anote Tong, face às previsões mundiais do aquecimento climático, e consequente subida do nível das águas dos mares. O ponto mais alto chega aos 81 metros, na ilha Banaba, mas o mar vai engoli-lo. 

Kiribati é o país mais ocidental do mundo. Composto por arquipélagos de ilhas de corais, ficou conhecido como a Ilha do Milénio por ter sido o primeiro lugar do mundo a entrar no terceiro milénio. Mas não chegará ao fim deste. 

As alterações climáticas traduzem-se numa ameaça de fatal e o desafio que se coloca agora é salvar o seu povo, pouco mais de cem mil habitantes, a maioria dedicada à pesca. Em cima da mesa está a possível compra de terrenos nas Fiji, mas o alerta mundial feito por Anote Tong em 2008, um pedido para que a comunidade internacional o ajude a evacuar o país antes que este desapareça, ainda não teve eco.

Fonte: TVI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Portos com um mês de Janeiro "pujante" e positivo.

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, no seu relatório, indica que os portos nacionais iniciaram 2024 de forma positiva, tendo...